Pelo Mundo

O que foi liberado trazer do exterior na mala. : 12/05/2016

Doce de leite e queijos liberados: veja o que dá para trazer do exterior na mala.

Muitas viagens ao Uruguai foram estragadas na volta por um funcionário da alfândega. O que é isso na sua mala? Doce de leite? E já apreendia a muamba, como se um inocente dulce de leche fosse uma ameaça à vigilância sanitária nacional. Mas desde 10 de maio, essas cenas lamentáveis pertencem ao passado.

Decisão do Ministério da Agricultura liberou a entrada no país de produtos de origem animal trazidos na bagagem por viajantes. Queijinhos franceses, salames italianos e o tão amado doce de leite do Uruguai -- entre representantes de outras nacionalidades -- não correm mais o risco de ficarem presos na alfândega na hora de voltar ao Brasil.

De acordo com o comunicado do ministério, os produtos autorizados a entrar no país estão divididos em grupos:

Produtos de carne industrializada, esterilizados comercialmente, como cozidos, extratos ou concentrados de carne, entre outros;
Produtos lácteos industrializados, como doce de leite, leite em pó, manteiga, creme de leite, queijo com maturação longa, requeijão, entre outros;
Produtos derivados de ovo, como ovo em pó, ovo líquido pasteurizado, clara desidratada, entre outros;
Pescados, como salgados inteiros, eviscerados dessecados, defumados ou esterilizados, entre outros;
Produtos de confeitaria que contenham ovos, lácteos ou carne em sua composição;
Produtos de origem animal para ornamentação.

Assim, a entrada de produtos fica alinhada com procedimentos internacionais de trânsito de bagagens, dando tempo para que a fiscalização em aeroportos e aduanas se concentre em produtos de maior risco. Até hoje, apenas os processados de origem vegetal eram liberados. Segundo o ministério, a inspeção sempre teve por objetivo coibir a entrada de pragas que pudessem causar danos ao meio ambiente nacional.

De qualquer forma, para entrar no Brasil, os produtos devem estar acondicionados em sua embalagem original de fabricação, com rótulo que permita a identificação.
 


Fonte: Viaje na Viagem - www.viajenaviagem.com