Cenário de filme, Lagoa Azul 'sem fundo' encanta turistas na Jamaica : 27/01/2015

Tão paradisíaca que foi escolhida como um dos cenários do famoso filme “A Lagoa Azul” (1980), com a atriz Brooke Shields. Assim é a Lagoa Azul da Jamaica, um lago natural rodeado de verde na cidade costeira de Port Antonio, a 100 quilômetros de distância da capital, Kingston.

Conhecida como “Olho Azul” pelos locais, o lago é tão profundo que os moradores acreditavam que não tinha fundo – daí surgiram vários mitos sobre monstros e outras criaturas que viveriam nas profundezas. Hoje, sabe-se que ele tem 60 metros de profundidade.

A lagoa é resultado da depressão íngreme de solos calcários e é alimentada por nascentes subterrâneas de mais de 56 metros de profundidade. É esta condição geográfica que dá o tom de azul na superfície e mantém a vegetação ao redor verde e exuberante.

O tom de azul das águas fez com que o local fosse um dos cenários para o filme 'A Lagoa Azul' (Foto: Kevin/Creative Commons)O tom de azul das águas fez com que o local fosse um dos cenários para o filme 'A Lagoa Azul' (Foto: Kevin/Creative Commons)

 

A Lagoa Azul jamaicana desemboca no mar, na forma de um funil estreito.
Para chegar até lá, pode-se ir em excursões ou carros alugados. Entre as atividades que podem ser feitas estão mergulho com snorkel, caiaque, rafting ou simplesmente se jogar nas águas de azul intenso e nadar.

Fonte: globo.com