Como viajar de forma mais sustentável? : 20/07/2020
Sabemos como tem sido fundamental adotar novas formas de viajar em prol da preservação ambiental. O turismo caminha a passos largos para a sustentabilidade.
Sustentabilidade em viagem vai muito além de jogar o lixo no lixo. Não é só ter em conta as necessidades dos viajantes, mas também proteger o ambiente, a cultura e as tradições locais, em prol da região e dos seus habitantes. Todos somos capazes de pequenos gestos nas nossas viagens que contribuam para um turismo sustentável. Tudo começa por sermos conscientes e tentarmos minimizar o nosso impacto, respeitando e pensando em cada atitude.
Confira as nossas dicas de como ter uma viagem mais sustentável e ajudar o planeta:
Respeite a natureza: Essa é uma dica bem óbvia, mas vale sempre reforçar: temos que ter total respeito à natureza e aos animais que vivem no lugar que estamos visitando. Isso vale também para alimentos, pois pode danificar os ecossistemas se a vida selvagem local começar a se alimentar de “comida de gente” em vez de sua dieta habitual. Ah, e atente-se também à coleta seletiva.
Transportes alternativos: A maioria dos tipos de transporte que você utiliza deixa um gasto de carbono no mundo – seja de avião, navio, ônibus ou carro. Uma dica para ser mais ecológico nesse quesito é buscar por transportes alternativos (assim como também voos diretos e fazer malas mais leves). Quanto mais você se locomover de transporte público (ônibus, metrô) ou a pé e de bicicleta, por exemplo, menor vai ser a emissão de gás carbônico que vai gerar.
Consumo consciente: Evite itens descartáveis. Uma alternativa é carregar com você itens como copo retrátil, talheres e sacola de pano, assim, vai diminuir o consumo de embalagens plásticas. Tente também controlar o lixo que se deixa para trás e procure sempre que possível um descarte consciente. Por exemplo: se levar um plástico para um hotel, lembre-se de levá-lo de volta com você para posteriormente fazer um descarte adequado. Não deixe lixo na natureza.
Valorize a cultura local: Apoie as comunidades locais! Já que viajar é, também, sobre conhecer outras culturas, aproveite para consumir produtos locais e típicos, produzidos na região que você está visitando. Ao substituir as redes enormes de restaurantes pela gastronomia do lugar, você vai conhecer novos sabores e ajudar a comunidade. Seja consciente também no ato de comprar. Vai levar algumas lembrancinhas de viagem para você ou presentear familiares e amigos? Por que não optar pelos artesanatos locais? Com essa prática você apoia a economia do destino e contribui com a região.
Check in online: Hoje, a maioria das companhias aéreas, de ônibus e trens já contam com sistemas de check-in online. Otimize seu tempo e ajude o meio ambiente ao optar pela internet em vez de imprimir e acumular papéis.
Respeito com a cultura de cada lugar: Ser um viajante consciente é ser respeitador. Todos os países têm costumes e tradições diferentes e, enquanto viajantes, devemos ter isso em conta. Respeite a cultura, costumes e normas locais, vestindo-se e comportando-se de forma respeitosa. Isso é uma questão de educação e de aceitar as diferenças culturais. Tenha sempre em mente que você é o estrangeiro ali.
Na hora de fazer o roteiro, pesquise sobre os bastidores das atrações que deseja visitar. Isso vale tanto para as condições de trabalho como bem-estar dos funcionários e, se for o caso, dos animais. No caso dos animais, respeite as instruções do local. Não os alimente, nem interaja com a vida selvagem muito perto, mesmo que seja dócil. O melhor a se fazer é observá-los de longe, admirando suas características e respeitando-as na mesma medida. Fotografe com consciência.
Fale com as pessoas, mas também escute. A maneira mais fácil de criar uma compreensão cultural é conversar com os locais sempre que puder.
Pesquise: Pesquise sobre as políticas das empresas antes de fazer a reserva, seja ela um hotel, agência ou empresa de qualquer porte ou tipo. Leia também sobre questões locais e como elas podem afetar sua viagem. Priorize sempre empresas que tenham o turismo sustentável em consideração e que não causem impacto no meio ambiente. Tente encontrar hotéis ou acomodações que estejam comprometidos e tenham como filosofia a responsabilidade social e ambiental.
Procure sobre o ecoturismo: Nossa última dica é buscar áreas mais naturais e ter mais contato com o meio ambiente durante as viagens. É claro, tudo com muita consciência, sem poluir, deixar lixo, ou prejudicar os animais que vivem na região visitada. Aposte em passeios de trilha, visite rios, conheça florestas preservadas e observe a riqueza da flora ao seu redor. Nosso planeta é demais – e por isso o esforço para preservá-lo é tão importante.