Destinos da temporada de cruzeiros vão das praias da Bahia a Buenos Aires : 10/12/2015

Fazer um cruzeiro não se resume apenas a passar vários dias à toa em alto-mar, curtindo os restaurantes, bares, piscinas e cassinos que os navios oferecem. 

Um dos maiores atrativos de uma jornada marítima está, na verdade, em terra: os portos que os transatlânticos visitam durante suas viagens.

Nesta temporada brasileira de cruzeiros, que teve início nos primeiros dias de novembro e vai até abril de 2016, os navios irão ancorar em mais de duas dezenas de balneários e metrópoles, tanto em território brasileiro como em países vizinhos.

São lugares como Rio de Janeiro, Salvador, Ilhéus, Ilhabela, Buenos Aires e Punta del Este, que, via de regra, poderão ser explorados pelos passageiros durante as paradas das embarcações.

Abaixo, saiba quais são os principais portos da temporada brasileira de cruzeiros 2015/2016.    

Eduardo Tardin/UOL
Eduardo Tardin/UOL

Santos

Santos será o ponto de partida para a maioria das viagens marítimas da temporada brasileira de cruzeiros. Na cidade paulista começarão jornadas de navios como o MSC Splendida, o MSC Magnifica, o Costa Pacifica, o Pullmantur Empress e o Rhapsody of the Seas (da Royal Caribbean). Não se deixe desanimar pelo entorno feioso do porto santista: para além deste espaço, a cidade oferece interessantes atrativos, como o museu da Vila Belmiro (com relíquias da época de Pelé), o jardim da orla de Santos (um lindo e extenso espaço verde ao lado da areia) e o Museu do Café, instalado no edifício em que funcionou, durante boa parte do século 20, a Bolsa Oficial de Café de Santos.
Getty Images
Getty Images

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro será ponto de partida e destino de diversas viagens marítimas durante a temporada brasileira de cruzeiros. Pela cidade irão passar navios como o MSC Armonia, o Costa Fascinosa, o Pullmantur Sovereign e o Rhapsody of the Seas. Em diversas destas paradas, os turistas poderão desembarcar para conhecer as belezas da Cidade Maravilhosa, como Copacabana, a Cinelândia e até a nova Praça Mauá, que fica perto do porto e foi recentemente revitalizada como um lindo espaço ao lado da Baía de Guanabara. O Rio também é destino para cruzeiros de Réveillon: navios da Costa e MSC, por exemplo, estarão nas águas de Copacabana para a queima de fogos da virada do ano.
Getty Images
Getty Images

Buenos Aires

O obelisco da avenida 9 de Julio, o estádio de futebol Bombonera, a Casa Rosada e as paisagens modernas de Puerto Madero são alguns dos atrativos de Buenos Aires que os passageiros de cruzeiros podem visitar na capital argentina. Nesta temporada, diversos cruzeiros que começam no Brasil irão visitar a cidade. Entre os navios que fazem viagens ligando o território verde e amarelo à Argentina estão o MSC Lirica, o Rhapsody of the Seas, o Costa Pacifica, o Costa Fascinosa e o Pullmantur Empress.
Divulgação
Divulgação

Montevidéu e Punta del Este

O Uruguai também está entre os destinos dos navios que começam suas viagens no Brasil. A terra de Pepe Mujica abriga dois populares destinos entre cruzeiristas: Montevidéu e Punta del Este. A capital uruguaia será visitada por navios como o MSC Magnifica, o Costa Pacifica, o Costa Fascinosa, o Rhapsody of the Seas e o Pullmantur Empress. Já Punta del Este (na foto), com seus hotéis luxuosos e praias frequentadas por endinheirados de todo o mundo, é destino dos transatlânticos MSC Lirica, MSC Poesia, MSC Magnifica, Costa Fascinosa e Rhapsody of the Seas.
Thinkstock
Thinkstock

Búzios

Búzios, no Rio de Janeiro, é uma das mais populares paradas de cruzeiros no Brasil. O balneário fluminense será visitado por diversos navios nesta temporada, principalmente em roteiros de curta duração, que saem de Santos ou do Rio de Janeiro e, em poucos dias, fazem um giro por destinos do Sudeste. Costa Fascinosa, Pullmantur Sovereign, Pullmantur Empress, MSC Armonia, MSC Splendida e Rhapsody of the Seas estão entre as embarcações que irão ancorar em Búzios nos próximos meses, paradas nas quais os passageiros poderão admirar praias lindíssimas como a da foto.
Divulgação/Governo da Bahia
Divulgação/Governo da Bahia

Salvador

Salvador é um popular destino de cruzeiros no Nordeste e, nesta temporada, será visitada por embarcações como Pullmantur Sovereign, Pullmantur Empress, Costa Fascinosa, Rhapsody of the Seas, MSC Magnifica e MSC Poesia. Na maioria das viagens, os turistas poderão descer das embarcações e explorar os atrativos soteropolitanos, como o Pelourinho, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, o Farol da Barra e a área do Rio Vermelho. A capital baiana será um dos destinos de cruzeiros mas concorridos durante o Carnaval de 2016.
Gabriel Carvalho/UOL
Gabriel Carvalho/UOL

Ilhéus

Ilhéus, na Bahia, estará na rota de alguns cruzeiros que passam pelo Nordeste. Costa Pacifica, MSC Lirica e MSC Splendida são os transatlânticos que visitarão a cidade baiana nos próximos meses. A Praia da Batuba (na foto) é uma das atrações do litoral sul de Ilhéus, na Bahia. Rodeada por alguns coqueiros, a praia se destaca por abrigar um complexo que reúne cabanas de praia e arena para shows e eventos. Caso dê tempo durante a parada, vale a pena visitar esse pedaço de areia nordestino. No Nordeste, Recife e Maceió também serão destinos de cruzeiros.
Marcelo Soares/UOL
Marcelo Soares/UOL

Chile

Nesta temporada brasileira de cruzeiros, o navio Rhapsody of the Seas, da Royal Caribbean, irá realizar uma jornada entre o Brasil e o Chile, visitando destinos como Punta Arenas e Valparaíso (na foto), e também passando por cartões-postais argentinos como Puerto Madryn e Ushuaia. A viagem, que tem duração de 14 noites, começa em Santos no dia 14 de fevereiro de 2016 e termina na interessante cidade chilena de Valparaíso. O Rhapsody of the Seas também faz uma viagem no sentido inverso, entre Valparaíso e Santos, a partir do dia 27 de março do ano que vem.
Celina Cardoso/UOL
Celina Cardoso/UOL

Ilhas do Sudeste

Duas das mais lindas ilhas do Sudeste serão destino constante de transatlânticos nesta temporada brasileira de cruzeiros. Ilhabela (na foto), no litoral paulista, será visitada nos próximos meses por navios como Pullmantur Empress, Rhapsody of the Seas, Costa Fascinosa, Costa Pacifica, MSC Poesia e MSC Splendida. Já Ilha Grande, no Rio de Janeiro, é destino para as seguintes embarcações: MSC Armonia, MSC Lirica, MSC Splendida, MSC Poesia, Rhapsody of the Seas e Pullmantur Empress. Nas paradas, os turistas poderão conhecer as belas praias destes dois balneários.
Divulgação
Divulgação

Portos no Sul

A região Sul também terá portos visitados por cruzeiros nesta temporada. Um deles é a cidade catarinense de Itajaí (na foto), dona de belas praias, interessantes monumentos históricos e próxima do badalado Balneário Camboriú. Itajaí será visitada pelo navio Pullmantur Empress, principalmente entre suas viagens entre Santos e a Argentina e o Uruguai. Também faz parte desses roteiros o balneário catarinense de Porto Belo.

fonte: uol.com.br